Seguidores

terça-feira, 28 de maio de 2013

DELIRIUM TREMENS ou SE DIRIGIR, NÃO BEBA

Abençoamado Bispo Edir Macedo
Paz

Pasmo, tão assombrado quanto a plateia que, aparvalhada o ouvia conclama-la para uma pretensa “MARCHA CONTRA JESUS”, quedei-me ante seu despudor espiritual, quando passava uma descompostura no Príncipe da Paz, nada mais; nada menos, no Filho amado em quem Deus declara ter comprazimento; no autor e consumador da fé, que não parece ser da sua, mas da fé de todos que, perplexos, o ouviam.
Posso admitir indícios de uma ignorância escriturística naquele seu inusitado libelo?
Ou seria um “delirium tremens” provocado pela abstinência àquela cerveja que o respeitável bispo diz gostar de beber? Esta abstinência provoca alterações súbitas na mente e no sistema nervoso – poderia ser isto? O senhor está se tratando?
Sem qualquer pretensão de exibir-me como profundo conhecedor da Bíblia Sagrada, vou tentar persuadi-lo do quão deplorável foi o seu parecer quanto ao milagre realizado por Aquele que, também pelo senhor,  morreu lá na cruz.
Quem sabe, respondo às perguntas zombeteiras que fez àquela sua plateia que, atônita e aturdida, o ouviu injuriar a conduta do nosso único e suficiente Salvador no episódio do Seu milagre, o primeiro narrado no Evangelho de João?

Meu caro bispo, o último Evangelho escrito, segundo a tradição da Igreja Primitiva, foi o de João, em torno de 90 d.C. e difere dos três anteriores quanto à intenção dos evangelistas ao escreverem sobre Jesus:
Enquanto vemos em Marcos, Mateus e Lucas uma atenção maior daqueles evangelistas em proclamar a autoridade e a onipotência de Jesus, João buscava convencer a sua comunidade de que Jesus era o Messias aguardado como enviado do Altíssimo.
O objetivo de João, amado bispo, ao redigir o seu Evangelho está registrado nos dois únicos versículos do capítulo 20:
Jo 20:30 – “Na verdade, fez Jesus diante dos discípulos muito outros sinais que não estão escritos neste livro.”; 20:31 – “ Estes, porém, foram registrados para que creiais que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo, tenhais vida em seu nome.”
João explica, ainda, em seu Evangelho, o principal motivo da incredulidade dos judeus, no relato contido em Jo 12: 37, 38, 42, 43 – 37: “... E, embora tivesse feito tantos sinais na sua presença, não creram nele, 38: “para se cumprir a palavra do profeta Isaias que diz: 42: “...mas, por causa dos fariseus, não o confessavam, para não serem expulso da sinagoga” 43: “porque amaram mais a glória dos homem do que a glória de Deus.
O amado irmão poderá ver, portanto, que João intentava mostrar aos judeus, através dos “sinais miraculosos” de Jesus, que o Messias já se encontrava entre eles e narrou em seu Evangelho aquele que seria o primeiro sinal de que Jesus operaria muitos milagres, por ser o enviado de Deus: “A transformação de água em vinho”. Destarte, podemos observar que, realmente, esse sinal miraculoso foi o primeiro descrito pelo evangelista (Jo 2:1-11) em seu livro. Assim foi narrado: Jo 2:11 “Com este, deu Jesus princípio a seus sinais em Caná da Galileia; manifestou a sua glória, e os seus discípulos creram nele.”
Considerações:
À luz da cronologia, face ao exposto, lembro ao senhor que o primeiro milagre de Jesus foi narrado por Marcos  (Mc 1:21-28), sob o título: “A cura de um endemoninhado em Cafarnaum”. Logo em seguida, na casa de Pedro e André, Jesus iria curar a sogra de Pedro.
Segundo registros o Evangelho de Marcos é o mais antigo; dizem-no escrito em época anterior a 62 d.C.
Mateus narra o primeiro milagre de Jesus como sendo a cura de um leproso ocorrida logo após o sermão do monte, fato narrado em (Mt 8:1-4). Na sequência, ao entrar em Cafarnaum, Jesus cura o criado de um centurião, dizendo aos que o seguiam não ter visto, nem mesmo em Israel, uma fé tão grande quanto à daquele centurião.
Os registros históricos mostram-nos que o livro de Mateus teria sido escrito entre 64 e 70 d.C.
O primeiro milagre de Jesus, na Bíblia, é reproduzido por Lucas em seu Evangelho: “A cura de um endemoninhado em Cafarnaum”. Lucas, também, reproduz outros sinais constantes no livro de Marcos.
A ocasião do Evangelho de Lucas é citada, comumente, como “por volta de 63 d.C.”.
Sem detalharmos os sinais que se seguiram à transformação da água em vinho, podemos concluir que cada um dos evangelistas enunciou os seus “primeiros milagres” com intenções distintas:

·                    Marcos e também Lucas pretenderam fazer-nos entender que Jesus, o Messias esperado, está entre nós disponibilizando o Seu poder para que sejam derrotadas as forças demoníacas opressoras que nos afetam, tanto física quanto mentalmente;
·                    Mateus faz-nos perceber que o poder de Jesus é mais utilizado para a resolução dos problemas sócio-emocionais evidenciados entre aqueles mais carentes de recursos para sobreviver:
·                    João, definitivamente, nos mostra que Jesus é o enviado de Deus – nosso único e suficiente Salvador. Em seu Evangelho, por sete vezes, Jesus reivindica esta Sua divindade. João, diferentemente dos outros evangelistas tinha interesse em registrar Quem Ele era e não o que Ele podia fazer.

Observe meu amado irmão, que Jesus, deliberadamente, profana o que era sagrado para os judeus, que tinham aquelas talhas como utensílios de purificação, usados em seus rituais. Jesus utilizou-as como objetos típicos de uma festa, fazendo com que eles entendessem que para o Messias o sagrado só poderia ser estabelecido pelo Deus criador de tudo e de todos.
Jesus joga por terra a ideia de que certos objetos poderiam ser santificados, querendo dizer-lhes que só Ele é santo e santo é tudo aquilo que somente Ele pode santificar.
Jesus, quando utilizou aqueles recipientes quis mostrar aos presentes que Ele não se submete ou não se prende às coisas que o homem conceitua e define como sagradas para si, às quais  presta contas e obedece como se submisso a elas. Para o Senhor isto soa como idolatria.
Preclaro bispo, o seu questionamento deveria ser:
Mas por que o evangelista João relata a transformação de água em vinho como o primeiro milagre de Jesus?
Permita-me responder: Há cinco razões consubstanciando o sinal relatado por João como o primeiro sinal miraculoso do enviado de Deus:
1 – A crença judaica era de que quando o Messias estivesse entre eles, Deus iria festejar sua presença com uma grande festa de casamento em que o povo de Israel seria a noiva e o Criador seria o noivo, cuja fidelidade estaria determinando que, a partir das bodas, não mais deixaria seu povo abandonado.
2 – João quis dizer que as bodas previstas por Deus para o final dos tempos já estava acontecendo com a presença do Cristo ressurreto.
3 – O que estaria caracterizando essa festa, ainda segundo a crença judaica, seria a abundância de vinho (600 litros), usado corriqueiramente em eventos matrimoniais.
4 – Aquele sinal miraculoso; um milagre daquela proporção levou os judeus desacreditados da comunidade de João a crerem que, realmente Jesus era o filho de Deus.
5 – A transformação, em que foram utilizadas talhas de pedra usadas em rituais de purificação, determinaram a total desvalorização daquelas práticas que, agora, seriam substituidas pelo vinho sinalizador da ressurreição do nosso Salvador.

Há relatos bíblicos registrando esse casamento entre Deus e Israel. Entre outros, podem ser citados os versículos 19 e 20 do Capítulo 2 do livro do profeta Oseias:
19 – “Desposar-te-ei comigo para sempre; desposar-te-ei comigo em justiça, e em juízo, e em benignidade, e em misericórdia;
20 – “desposar-te-ei comigo em fidelidade; e conhecerá ao Senhor.”
Pode-se ler em (Is 62: 5), sob o título “Jerusalém, a noiva do Senhor”:
“Porque, como o jovem desposa a donzela, assim teus filhos te desposarão a ti; como o noivo se alegra da noiva; assim de ti se alegrará o teu Deus”.

Embora não desconheça que o nobre bispo ama o dinheiro e jamais se fartará dele; que, em amando a abundância nunca se fartará da renda (segundo Salomão em Ec 5:10) que o posiciona como o tele-evangelista mais rico entre os brasileiros que professam a falaciosa teologia da prosperidade, confesso ainda ter a esperança de que o amado bispo venha a se arrepender de todas as ações anti-bíblicas que vem praticando à frente da gloriosa Igreja Universal do Reino de Deus.
Por meu turno, para não ser taxado de servo impiedoso:
Que Deus o perdoe – eu o amo, neste mesmo Jesus que o senhor desmereceu vilipendiosamente. 
Vou orar muito pela sua vida.
Respeitosamente,

Alberto Couto Filho

15 comentários:

DW.Jatahy-Cucadodan/Tirimunhos disse...

A paz do Senhor!
Aprendi muito com o senhor nessa postagem. Ótima leitura. Pelo que pude entender, a lógica para estar o "milagre do vinho" em primeiro é para que através desse milagre os homens creiam que Jesus é o Messias. E crer em Jesus resulta em vida abundante, isso responde ao que o bispo não conseguiu ver, quando disse "que sua inteligência não permitia aceitar o porque de transformar a água em vinho, e não beneficiar ninguém..." Para receber qualquer benefício transformador de Jesus, precisamos crer Nele, eis o motivo não só do milagre, mas do evangelho e de toda a palavra de Deus.

Alberto Couto Filho disse...

Oi, DW
Paz

Entendimento perfeito.
De fato, percebe-se que aquele confuso homem de Deus só usa a sua inteligência para aumentar a arrecadação de dízimos e ofertas.
Observei que vc não tem postado em seu blog.
Por que?

JESUS É O SENHOR disse...

Paz amado Alberto,

"Jesus, pois, operou também em presença de seus discípulos muitos outros sinais, que não estão escritos neste livro.Estes, porém, foram escritos para que creiais que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo, tenhais vida em seu nome." (João 20:30,31)nestes dois versos da Palavra de Deus já está incluído o milagre aludido no texto do amado irmão e cremos que são versículos conhecidos do tal Edir Macedo que além de "mercenário da fé" agora também vem com esta fala do video "zombar" de Deus e de Jesus. A bíblia porém nos adverte:"Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará." (Gálatas 6 : 7).

Apesar de indignado com o lider da IURD,tivemos o privilégio de aprender muito com o post do amado.

Seu conservo,

Mário

DW.Jatahy-Cucadodan/Tirimunhos disse...

Irmão Alberto,

Tenho um pequeno problema para postar nos 2 blogs que tenho...
... muita coisa flui na mente, mas não faço. Tenho ideias e até estudos que fiz, mas, sou daqueles que "pensam demais e fazem de menos"! Triste verdade.
Tenho orado para Deus me ajudar, que me dê ânimo e quem sabe um chacoalhão, rsrsrs!
Que Deus te abençoe.

Alberto Couto Filho disse...

Oi, DW
Paz

É isso ai!Prossiga em fervente oração! Deus, sem que você saiba, já está na sua "cola" e, no Seu tempo irá te capacitar.
Conheces o tripé sobre o qual repousa a nossa submissão ao Senhor?
OBEDIÊNCIA, GRATIDÃO E FÉ.
O sucesso virá - creia
No Redentor que nos amou primeiro
Alberto

Alberto Couto Filho disse...

OLÁ, amigo Fernando
Paz

Grato por visitar-me.
Se quiser, deixe o seu comentário.
Que o Pai do Filho do homem o abençoe abundantemente.

CORAÇÃO QUE PULSA disse...

"Ama o dinheiro e jamais se fartará dele; que, em amando a abundância nunca se fartará da renda." (segundo Salomão em Ec 5:10)

Professor...
O DINHEIRO tem sido a DESTRUIÇÃO de muitos Pastores. A IGREJA, o CORPO, sofre as consequências desses ATOS HORRIPILANTES.
JOIO misturado com TRIGO.

Estou muito triste...preciso de uma palavra tua.
Leia meu POST no Blog.
Um abraço, fica com DEUS.

Alberto Couto Filho disse...

Cleliamada,
Paz

Tô indo lá.
Enquanto isso, persevere e não esmoreça.
Alberto

o menor de todos os menores. disse...

Caro IrmãoZÃO,

A paz amado!

É de deixar qualquer um ESTUPEFATO.

digo qualquer um que, de fato, seja coerente com a Palavra de Deus e com o Deus da Palavra.

Vivemos o momento dos covardes e o momento dos que permitem heresias no quintal de suas casas ou templos.

O medo de perder valores funciona como Óculos de Sol para os que se escondem por qualquer pacote de ofertas e por qualquer valor solicitado como dízimos.

A estrutura ministerial de acordo com a Palavra de Deus está falida na maioria das igrejas.

Deseja-se o financeiro e despreza-se o que abre as portas ou fecha as portas. Despreza-se o próprio Deus pelo insuficiente desejado pela carne pecaminosa e já, na maioria das vezes, ferida com a morte.

A salvação é esperada do outro lado da porta estreita, e não no caminho da porta LARGA.

Muitos cegos. Muitos na volúpia de suas formações cicatrizadas pelo dinheiro, não conseguem mais visualizar o correto, e sim, somente conseguem verificar os seus próprios pés. Triste!

O Senhor vem e com Ele a injustiça será pisada e teremos a alegria de saciarmos a nossa fome e sede de justiça.

Aguardemos o Grande Dia!

O Senhor contigo,

O menor de todos os menores.

Roubaram o meu domínio pastornewton.com, por favor, divulgue o novo:

pastornewtoncarpintero.com que conectará ao blogspot.com

Rô Moreira disse...

Oie, passando pra deixar um bom dia, e muita paz do nosso Senhor e salvador Cristo Jesus. Saudades meu amigo!

Rô Moreira disse...

Irmão Alberto,gostaria muito de saber do pastor Newton, procurei seu site e não encontrei.Pode me avisar se puder sobre seu sumisso?

Alberto Couto Filho disse...

Rô irmã amada,
Paz

Visite o blog do Pr Newton, Newton Carpintero, pr. e servo e leia com atenção sua mais recente mensagem. Veja a covardia que fizeram com ele.
O seu domínio foi simplesmente roubado.
Pode uma coisa dessas?

Alberto Couto Filho disse...

Menorzão,
Paz

Vamos ver quem pode mais:
Se Deus ou esses canalhas.
Tamos juntu!!!
O CD tá pra sair.
Alberto

Anônimo disse...

Amigo Alberto
É sempre edificante ler tuas mensagens de amor. A leitura oportuniza o reforço da fé em nosso Criador.
Um domingo abençoado, pleno paz
Um abraço
Gracita

CORAÇÃO QUE PULSA disse...

Pastor Guedes, Professor ALberto Couto.

Se as pessoas que estavam naquele casamento, não foram MOVIDAS pelo MILAGRE da transformação da ÁGUA em VINHO...então, não mereciam mesmo conhecer JESUS.MAS... JESUS foi e é PERFEITO. ELE conhecia cada coração que ali estava, e se usou a transformação da ÁGUA em VINHO, é porque sabia que muitos ali, seriam TOCADOS... seriam TRANSFORMADOS...seriam SALVOS.
Naquele momento que procuraram JESUS, as TALHAS estavam VAZIAS.
Ali...começou o MILAGRE da TRANSFORMAÇÃO...da SALVAÇÃO. O homem VAZIO, sem JESUS, precisa PRIMEIRO estar CHEIO de ÁGUA. Porque só JESUS, a ÁGUA VIVA, que salta para a vida ETERNA é capaz de COMEÇAR o processo de SALVAÇÃO na vida do homem.Depois que as TALHAS foram CHEIAS de ÁGUA,ELE a TRANSFORMOU em VINHO. O VINHO, fala do ESPÍRITO SANTO, que depois da morte de JESUS, ENSINARIA o povo a direção do CAMINHO...PERMANECERIA com eles até a volta de JESUS. Todos os que viram e presenciaram este MILAGRE...entenderam o que JESUS poderia fazer em suas VIDAS à partir daquele dia.Isso...É SALVAÇÃO...É MILAGRE.

JESUS tinha uma única FINALIDADE aqui na terra...TRANSFORMAR e SALVAR o HOMEM.TUDO o que ELE fez...foi PERFEITO.

Um abraço.
Que DEUS tenha misericórdia do seu povo.

Postar um comentário

Pesquisar assuntos, temas ou postagens

MILAGRES