Seguidores

segunda-feira, 17 de abril de 2017

HASHTAG # TUDO O QUE SEU MESTRE MANDAR, FAREMOS TODOS?

HASHTAG  # TUDO O QUE SEU MESTRE MANDAR, FAREMOS TODOS?
Por Alberto Couto Filho
Resultado de imagem para fotos de subserviência, servilismo

O pastor Yinka Oyekan, líder apostólico da Barnabas Followship (Igrejas na Irlanda do Norte, Inglaterra e na África), disse em seu livro (Manipulação, Dominação e Controle) que um dos maiores empecilhos para o cumprimento do propósito de Deus nas igrejas é a relação de manipulação, dominação e controle que existe entre nós cristãos. Muitos líderes dominam e controlam suas congregações em vez de lidera-las com ouvidos sensíveis à voz do Espírito Santo.
Embora seja nosso dever como crentes, prestigiar as autoridades constituídas por Deus há, por ai, líderes pastorais que oprimem as suas ovelhas, discipulando-as a que sejam confinadas a um relacionamento em que elas obedecem sem questioná-los. Fala sério! Vocês conhecem alguém assim?
Esses tais, sem que o saibam, roubam a liberdade de escolha dos discípulos de Cristo e, esquecem que “há tempo em que um homem tem domínio sobre outro homem, para arruiná-lo” (Ec 8:9) e que o homem foi dignificado com a concessão do livre-arbítrio o que nos capacitou a tomar decisões por nossa própria conta.
Eis uma excelente definição para livre-arbítrio:
***Oportunidade ou possibilidade de tomar decisões por vontade própria, seguindo o próprio discernimento e não se pautando numa razão, motivo ou causa, estabelecida: a fé não impõe regras, mas confia no livre-arbítrio de cada cristão***.
Eu estaria exagerando se dissesse que, assim como Deus, o destino não controla as nossas vidas?
“Tá ligado”? Você não é “besta” de admitir que o destino é determinante do sucesso ou do fracasso da sua empreitada – é o seu esforço e capacidade que estarão contando. Salomão ensinou: “Tudo quanto te vier à mão para fazer, faze-o conforme as tuas forças, porque no além, para onde tu vais, não há obra, nem projetos, nem conhecimento, nem sabedoria alguma” (Ec 9:10) – “show de bola”!
Nós, humanos, criados por Deus à sua imagem, não agimos por instinto como os animais – somos capazes de demonstrar amor e justiça, dentre outras qualidades, refletindo o Criador e, que como ELE, temos o livre-arbítrio. É este presente inestimável do Criador que nos permite escolher amá-LO de todo o nosso entendimento e coração. Hashtag #Não há Deus maior! Sim é verdade! ELE é o Todo-Poderoso e quem se atreve a impor limites ao seu poder? Todavia, é valendo-se deste poder que ELE exerce o controle de tudo. Observem que aprouve ao Senhor ser tolerante com esses que, sabemos, fazem uso do livre-arbítrio para prejudicar a outrem e isto é impiedade. Tranquilizem-se amigos, pois a Palavra diz que Papai não vai tolerar isto por muito tempo – (Sl 37:10)
Bora escolher a vida, escutando a voz de Deus?
Bora prestar obediência a seus mandamentos?
Então...sem dúvida alguma, perceba o livre-arbítrio como link de todas as nossas escolhas.
Olha só o que diz Papai em Isaias 48:18, ao lamentar-se pela infidelidade de Israel,  Ah! Se tivesses dado ouvidos aos meus mandamentos! Então, seria a tua paz como um rio, e a tua justiça, como as ondas do mar” – um melancólico apelo, como se pode ver. O Senhor não poderia obrigar o povo a fazer só o que ELE queria?
É de dar dó ver o Evangelho ser distorcido por líderes de certas igrejas! É uma pena ver o povo de Deus aprender a ouvir e aceitar, sem depreciar ou apoucar, as ordens ou decisões erradas de seus líderes, sem poder questioná-los! Flagrados em seus erros, como maus pastores, eles evocam parcialmente os ditos do Senhor em Jr 23:2: “..., mas eu cuidarei em vos castigar a maldade das vossas ações, diz o Senhor”. O que querem dizer com isso? “Foi mal mermão”! Vacilei! Errei sim, mas quem é você para me julgar? E, como se fosse um monarca absolutista, rechaça acusações, comportando-se como um “siri na lata”; vociferando ser um intocável “ungido” de Deus. E é assim, desse jeitinho, que esses líderes pecam ruinosamente, ludibriando os incautos quando se valem de um trecho apenas, de um texto da Palavra e o pervertem para a sua própria satisfação.
Não! Não! Percebam que não estou aqui deitando falação sobre a falaciosa teologia da prosperidade – “Tô nem ai pra esse lance sórdido e imoral! Paulo já nos advertira sobre essa “armação” em At 20: 29, 30, 33:
“29 Porque eu sei isto que, depois da minha partida, entrarão no meio de vós lobos cruéis, que não pouparão ao rebanho; “30 e que de entre vós mesmos se levantarão homens que falarão coisas pervertidas, para atraírem os discípulos após si”. “33 De ninguém cobicei a prata, nem o ouro, nem o vestuário”.
A perspicácia do iluminado Apóstolo das gentes, notável em epístola a Timóteo, levou-o mais além, vaticinando que certas pessoas ao perceberem que a sã doutrina é avessa ao enriquecimento material, juntar-se-iam a doutores (embusteiros hodiernos)  para aprenderem a ganhar dinheiro nas igrejas, tudo de conformidade com as suas próprias concupiscências.
Voltando à “vaca fria”, (coisa de “véio”) eis um texto espantosamente esclarecedor sobre aqueles tais lobos, de Felipe F. Lopes, editor do excelente Blog “CRISTÃO – Evangelho com raiz:
**O lobo pode ser e muitas vezes é um líder, que usa de sua capacidade, de liderança (posicional – grifo meu), muitas vezes até mesmo de seu carisma, para ludibriar e conduzir as pessoas por um caminho segundo o seu interesse. Nem sempre a gente enxerga um lobo, por que nem sempre ele parece um lobo, pois as suas más intenções são efetuadas de forma discreta a não espantar o rebanho**.

O pior disso tudo é que algumas daquelas pessoas terão dificuldades de tomar decisões por elas mesmas; não mais emitirão opiniões próprias e terão alterada a sua personalidade, e o mais grave: tornam-se subservientes, servis, parecendo terem voltado à infância com aquela gostosa brincadeira:
“Bento que bento é o frade – (frade); na boca do forno – (forno)... hashtag  # tudo o que seu mestre mandar, faremos todos”.  Outras, no entanto, apercebendo-se do cevo, do engabelo, do ardil, viram as costas para a igreja do inatacável “cavilosão”.
“Pó pará”! Vamo acabá com esse negócio de bajulação em nossas igrejas!!!
Louvores, sim! Louvaminhas, não!

De uma feita, perguntaram aos servos editores do GotQuestions.Org se era errado questionarmos a Deus. Eles publicaram, em resposta, algo que me remeteu à exigida submissão ao Pai, sempre assentada sobre aquele conhecido tripé bíblico: Obediência, Fé e Gratidão. Foi quando me posicionei “distantão”, daquele tal espírito de servidão; de subserviência, ante a autoridade nas igrejas – o nefasto servilismo.
Agora, tô “afinzão” de problematizar o tema, pois a pretensão de certos líderes, em não admitirem questionamentos sobre seus atos e atitudes, é imitar a divindade – pantomimas, esgares e momices, em flagrante ridicularia,  buscam encobrir suas verdadeiras intenções, enquanto arremedam, grosseiramente, o Supremo Pastor – quanto? Por cem, beija o pé da bispa que a cura vem (!?!?!?!). Ai de nós se questionarmos a autoria dessa burlesca quixotada !!
O problema, na realidade, não é se devemos questionar a Deus ou não, mas sim de que modo e por qual razão nós o questionamos. Lembremo-nos de Habacuque...
No GotQuestions Org. li que questionar a Deus não é errado em si mesmo. O profeta Habacuque fez pergunta a Deus sobre o momento e a ação do Seu plano. Ele não foi repreendido por suas perguntas, pelo contrário, recebeu respostas de um Deus paciente e bondoso. Habacuque conclui o seu livro com uma canção de louvor a Deus.  
Então...se posso questionar o Criador. por que não fazê-lo a bispos, pastores, paipóstolos e a conhecidos heresiarcas? O salmista fez muitas perguntas a Deus (Sl 10, Sl 44, Sl 74, Sl 77).
Entendo que uma pergunta sincera de um coração sério e cuidadoso é bem vinda diante do Senhor que, de certo, não responderá a perguntas não sinceras, feitas por alguém de coração sensivelmente hipócrita, como no caso de Saul que por desobedecer a Deus não teve respostas às suas perguntas. Se as tenho, posso fazer perguntas ao Senhor; o que não posso fazer é questionar Sua soberania e agredir Seu caráter. Deus jamais se intimidará como nosso questionamento. ELE nos chama a uma comunhão íntima. Posso sim, questionar a Deus e a Seus ungidos ou escolhidos e as respostas virão, desde que eu tenha real interesse nelas.
Em “DE ALMA PARA ALMA” de Hercoles Jaci, encontro este pensar sobre subserviência:
***Uma das maiores e piores pobrezas/misérias da humanidade é perder a capacidade crítica e “cair nas malhas” do poder vigente, poder esse que sempre “produziu”, recompensou pessoas “humildes”, que são verdadeiramente subservientesConfundir humildade com “não questionamento”, “cegamento espírito/providencial; calar-se perante a tudo, é corresponder à expectativa desse poder reinante que premia essa submissão muda, cega e retardada travestida de humildade***
Questionar Deus ou líderes no ofício pastoral - Certo? Errado?
Vamos deixar a resposta por conta da atitude do nosso coração – OK?

Alberto Couto Filho

16 comentários:

Anônimo disse...

Boa noite,pastor Alberto Couto.

Graças a Deus não tive a tristeza de estar em uma denominação onde a liderança age dessa maneira.Todas pelas quais passei tinham como líderes pastores consagrados.
Mas cabe uma pergunta:Quem ficaria em um lugar assim,onde há manipulação, dominação e controle?Eu não.Os líderes que oprimem estão exercendo um domínio cruel e injusto sobre os irmãos,causando aflição,tormenta e angústias.
Foi para a liberdade que Cristo nos libertou.Por que certos cristãos não sabem dessa verdade?
Outro dia conversava com uma irmã que congrega em uma certa denominação sobre o sacrifício de Jesus na cruz e também sobre os sacrifícios que eram realizados para expiação dos pecados.Toquei no assunto sobre Jesus ser o cordeiro de DEUS mas ela não sabia nada sobre essas coisas.Sabia que Jesus morreu na cruz para salvá-la mas não sabia o porquê de DEUS ter tomado tão grande decisão ao nosso favor.E olha que já faz um tempinho que ela está lá (sem julgamento).
É meu dever estudar para ser aprovada.A matéria foi dada,estuda quem quer passar.Não é mesmo?Vou morrer sem entendimento?O que será que DEUS tem pra mim?Não gosto de jaca, então eu rejeito,posso rejeitar.
"Nos profetas de Samaria bem vi loucura; profetizavam da parte de Baal, e faziam errar o meu povo Israel.(Jeremias 23:13)
Isso não é de agora,existiu e até a volta do REI vai existir quem apascenta assim,sem temor a DEUS e sem amor aos irmãos.Mas aí deles,diz o SENHOR,se eles não se converterem, genuinamente.
Precisamos clamar por misericórdia,precisamos orar,orar muito para que Deus dê luz aos irmãos que passam por tudo isso.Eles não estão sozinhos,eles têm a nós,podemos clamar.NA LUZ DO SENHOR NÓS VEMOS A LUZ.Isso é precioso,é de total rendição.
Irmão Alberto,os cristão precisam ler mais a Bíblia,precisam pedir direção a DEUS sobre todas as coisas.Quem escraviza é o pecado,o evangelho só nos traz libertação.Só há um verdadeiro MESTRE,seu nome é Jesus,e tudo o que Ele nos mandar fazer,faremos."Sua mãe disse aos serventes: Fazei tudo quanto ele vos disser.(João 2:5).Nossa videira verdadeira.
Termino usando suas palavras:"É uma pena ver o povo de Deus aprender a ouvir e aceitar, sem depreciar ou apoucar, as ordens ou decisões erradas de seus líderes, sem poder questioná-los!

Que sua noite tenha a paz que só Cristo pode dar.
Um super abraço pra você.

Alberto Couto Filho disse...


Prezamado anônimo,
Paz
Vc percebeu que já consigo ordenar minhas garatujas? Também pudera! Tenho mais de dois aninhos e, neste texto, expressando sentimentos e a liberdade para que ELE nos libertou, tento demonstrar
que, definitivamente, não gosto de jaca - é como interpreto certas lideranças à nossa volta (em certas igrejas)
Seu brilhante comentário constitui-se em adminículo, subsídio que vem a constituir prova ou ainda, a moldura adequada para o quadro que pintei neste meu retorno à blogosfera.
Grato irmão,
Deus o abençoe

JESUS É O SENHOR disse...

Alberto,meu amdo irmão,paz!

Seja bem vindo "de volta". Isso mesmo,não devemos dar força aos maus líderes e temos o direito de escolher o melhor.

Em Cristo,

Mário

Anônimo disse...

Bom dia pra você,Alberto.
Que bom que você respondeu meu comentário.Desejei com desejo que isso acontecesse e aconteceu.Parabéns para mim e pra você por estarmos juntos nessa caminhada,cuidando um do coração do outro.Estou à espera da próxima publicação que certamente será recheada de palavras desconhecidas para mim.Ah,Alberto!Se você soubesse o tempo que gasto procurando na internet o significado de cada uma teria dó do meu coração.Mas gosto de gastar tempo contigo.

"Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas."
E agora,o que fazer comigo?

Deus é mais belo que eu. E não é jovem. Isto sim, é consolo.... de Adélia Prado.

Abraços de agradecimento à você por ser quem és.

Anônimo disse...

Só quando um homem vê o seu Criador é que ele se torna verdadeiramente homem. (Max Lucado)

“Ajude-me ser forte hoje, Senhor. Ajude-me a ser puro hoje. Ajude-me a ser justo hoje.”
(Joel Beeke)

Que você tenha um dia excelente!

Alberto Couto Filho disse...

Olá, vc de São Gonçalo, que diariamente visita esta minha página.
Sugira, se preferir no anonimato, um tema bíblico para que escrevamos sobre o assunto.
Grato pela frequência com que visita esta minha página. Comente como anônimo sobre o que escrevemos. Estou combatendo a exiguidade do meu tempo, buscando espaços para voltar a escrever.
Obg.
Paz

Alberto Couto Filho disse...

Olá meu caro anônimo.
Paz
Hoje, somente hoje, passei por aqui e vi suas citações (Lucado e Beeke).
Vc é ótimo!
Paz

Anônimo disse...

Paz,pastor Alberto Couto.Como estás?
Hoje passei um bom tempo no seu blog lendo comentários e alguns de seus textos,é claro.Tudo que você posta é sensacional.Seu jeito de usar as palavras dá fome de leitura.


Gostaria muito que você falasse sobre os PENSAMENTOS.
Pensamos no que queremos ou eles simplesmente vêm sem mais nem menos?Ou que tal uma linda poesia sobre a vida,falando da paz e a liberdade?
E você,no que tem pensado?
No que você está pensando agora,nesse momento?

Você é eterno.
Que Deus te abençoe muito.
Grande abraço.Paz!

Alberto Couto Filho disse...

Olá "abençoamado" leitor anônimo
Paz
Vc despoletou um desejo meu de escrever sobre PENSAMENTOS. Fa-lo-ei tão logo possa.
Aguarde, pois...

Anônimo disse...

Aguardando...

"Outrora escravos, de nossos pecados, desesperançados, sem Deus, o Senhor. Mas Deus rico e pleno, mercê estendeu-nos,buscou e prendeu-nos, com laços de amor.
Que graça tamanha, mercê que nos ganha, preciosas, emanam, do trono dos céus! Amor que conforta, de vida nos dota, Levou-nos de volta ao seio de Deus!
Deus, grande encargo,nos tem confiado:Aos servos amados,em tempo, suprir,com simplicidade e sinceridade.Que Cristo nos ache Fazendo assim!


Um grande abraço,amado irmão.

Anônimo disse...

Enquanto você tece seu texto,vou te trazendo pratos deliciosos da mesa do Senhor.Aceita?

Fico imaginando que cena incrível...você se entrelaçando com as palavras,com as vírgulas,e enfim um ponto final...texto publicado,ansiedade saciada.

Vai,pastor Alberto,tecendo esperanças...

Alberto Couto Filho disse...

Olá prezamado anônimo
Paz

Leia e comente por favor - quero ver.
Blog do Alberto
DOMINGO, 1 DE JANEIRO DE 2012

O QUE É PIOR? O ANONIMATO RECEOSO OU A TEMERARIA AUTOGLORIFICAÇÃO? VENCENDO O MAL COM O BEM. A RESPOSTA QUE EU NÃO ENVIEI

Gracita disse...

Estimado amigo Alberto
Posso estar errada mas penso que as palavras tem poder e tanto elas podem nos conduzir para o bem ou então nos anular como seres pensantes se essa for a vontade de quem as profere
É preciso ter discernimento ao fazer uso das mesmas e um líder precisa ser comedido no que diz pois palavras ambíguas pode causar um terremoto emocional em uma mente literalmente frágil e influenciável
A sua visita e o seu carinho sanaram a minha saudade de estar em contato contigo neste convívio virtual saudável e prazeroso
Um abraço fraterno e uma semana de paz
"Uma feliz Noite dos Namorados"

Alberto Couto Filho disse...

Amado Mario Paz
Permita-me uma similaridade, um pensamento quase análogo:
A perda da coroa do “Rei Pecado”, o monarca déspota absolutista ao qual nos rendíamos, sob a égide satânica do REINO DE AMARGA SOLIDÃO, e a perda do seu trono em nossas vidas conduziu minha mente para aquele tempo quando se admitia que Deus escolhia um monarca para que ele exercesse poder absoluta de forma centralizada, sem que fosse sequer questionado – não éramos livres. Na verdade, o tirano Rei Pecado, que despoticamente nos dominava era uma escolha maligna de satanás, ferrenho inimigo da Criação.
Hoje, graças a Deus, somos verdadeiramente livres, pois vivemos sob a égide Cristocêntrica do REINO DA GRAÇA – Deus aborrece o despotismo satânico; Deus abomina o pecado.

Unknown disse...

Como sempre, palavras de mestre! Parabéns pelo texto.

Abraços fraternos

Alberto Couto Filho disse...

Oi Cleusa
Bem vinda.
Que bom o seu retorno.

Postar um comentário

Pesquisar assuntos, temas ou postagens

MILAGRES