BOLO LIDERANÇA
Com Sinergia Servidora Cristocêntrica
Por Alberto Couto Filho
Olá amigos,
Passei doze anos da minha vida falando sobre Liderança, quando ombreei e, como sócio, me alimentei com o meu amigo Peter Barth (Master of Science in Management (vide resumo de currículo) presidente da Intercultural.
A Liderança Situacional era o nosso prato favorito, servida pelo Dr. Ken Blanchard presidente espiritual da Blanchard Companies Inc. de San Diego, na California; autor do best-seller "O GERENTE MINUTO e de inúmeros livros sobre a Liderança, alguns em co-autoria com Bill Hybels (Pastor senior da Willow Crek Community Church e Phil Hodges Ele é considerado, juntamente com Paul Hersey, o Pai da LS. Ele é o co-fundador do Center for FaithWalk Leadership (Centro de Liderança Jornada da Fé).
Bem, eu sou o Alberto que antes de me tornar escritor e cantor evangélico, servi boas sobremesas após seminários e cursos de treinamento sobre a Liderança Servidora de Jesus. O texto a seguir, uma delas, "O BOLO LIDERANÇA", está acompanhado da receita - conheçam-no; façam-no.
No preparo do Bolo Liderança você tem uma excelente oportunidade de empregar o seu talento criativo e de receber os mais sinceros elogios pelo muito de saboroso, salutar e fortificante que a sua ingestão educacional oferece.
O Bolo Liderança será servido não apenas em reuniões do tipo “café da manhã”, ou como quiserem seus apreciadores, “at break-fast”, mas também a qualquer instante como sobremesa indutiva de grande efeito espiritual/profissional, para influenciar agradavelmente tanto a neófitos empolgados, (recém-convertidos ou consagrados e recém-contratados ou promovidos) e a pessoas frustradas (discípulos desanimados e aprendizes decepcionados), quanto às pessoas indecisas (cristãos relutantes e profissionais inseguros) ou mesmo a pessoas de desempenho superior (cristãos vitoriosos e profissionais autoconfiantes), durante refeições comemorativas do sucesso obtido, mediante relacionamento eficaz entre líderes e liderados.
O Bolo Liderança, a bem da verdade, estará sempre sendo servido por todo o tempo em que ocorrerem interações entre as pessoas, num clima de cordialidade, respeito e amor, onde estará prevalecendo a autoridade legítima, nas relações de interdependência (distribuição equilibrada de poder e influência – relações de igualdade – equipes sinérgicas - o empoderamento).
O Bolo Liderança difere do Bolo Gerência quanto aos resultados obtidos pela sua aceitação. O que ocasiona tal diferença são os ingredientes principais usados em seu preparo. Enquanto o Bolo Gerência tem como principal ingrediente o Poder, gerador de irrestrita OBEDIENCIA, o Bolo
Liderança, cujo ingrediente principal é o AMOR, acrescenta à OBEDIÊNCIA uma grande dose de MOTIVAÇÃO. Enquanto aquele consegue que as pessoas façam, este consegue que as pessoas desejem fazer.
Ingredientes:
Conhecimentos técnicos
QI
Inteligência Emocional
Prática de Delegação
Flexibilidade
Amor com motivação
Sinergia servidora em suas quatro fases:
1 – Interação
2 – Entendimento Apreciativo
3 – Integração
4 – Implantação
Como preparar:
Pré-aqueça o forno da humildade a uma temperatura aceitável e unte uma fôrma (de conformidade com os objetivos traçados) de bolo com o QI, que envolva não só a capacidade intelectual, mas também os aspectos cognitivos, como: compreensão do todo, visão de longo prazo e bastante de domínio do contexto do segmento em que você atua;
O mesmo QI será batido com a Inteligência Emocional, ingrediente visto como a necessária capacidade de ombrear (trabalhar/comungar) com outras pessoas e conduzir quaisquer processos de mudança ou de transformação de vidas. É o momento de adicionar pitadas da prática de delegação;
Coloque agora o Conhecimento Técnico sobre a tarefa, misturado à Flexibilidade na escolha do estilo adequado ao nível de desenvolvimento (maturidade) das pessoas apreciadoras do Bolo Liderança e peneire sobre a mistura anterior. Adicione agora uma dose generosa de Motivação com muito Amor e misture tudo de forma tolerante, generosa e paciente;
Adicione o que resta do Conhecimento Técnico sobre relacionamentos a um pouco mais de Motivação (Não esqueça do Amor). Sacuda a organização, busque o comprometimento, fazendo com que todos admitam que a mistura produzida é o prenúncio de algo palatável, rumo à consecução dos objetivos; à Visão de Deus; rumo a eficácia e ao sucesso.
Transfira a mistura para a fôrma (Conformidade com as Metas) e leve ao forno da humildade. Em pouco tempo, a coesão e a unidade já poderão ser observadas;
Espalhe agora, sobre o Bolo, a Sinergia Servidora de Cristo.
Primeiro a Interação – Defina com clareza as metas e assuma interdependência em relação ao sucesso; Comunique efetivamente entre si, com baixa distorção; Ouça ativamente (para compreender e não para avaliar) não só os fatos, mas também as percepções expressas na comunicação; Comunique de forma a gerar confiança e credibilidade recíprocas.
Agora o Entendimento Apreciativo– Crie um clima aberto, onde as diferenças possam emergir apropriadamente; Não precipite quaisquer pré-julgamentos negativos acerca de ideias, crenças, percepções, atitudes ou preocupações de outros; Crie ambiente de empatia mútua; Valorize a diversidade e saiba identificar características positivas nos pontos de vista de cada um;
É hora e vez da Integração – Saiba tolerar ambigüidades; para apoiar o seu grupo, modifique seus próprios pontos de vista, comportamentos, etc; Procure gerar meios criativos de fundir diversas perspectivas em uma alternativa nova e mutuamente apoiada; Identifique mensagens e conceitos que não devem ser integrados.
E finalmente a Implantação, (o “IDE”) pois a receita do nosso bolo atende à principal missão da Liderança: Agenciar Mudanças; Transformar Vidas – Estabeleça planos específicos e mensuráveis de metas, objetivos e ações; Monitore o progresso da implantação e supra o necessário reforço para assegurar seu êxito; Implante a mudança a uma velocidade que satisfaça as necessidades legítimas de todas as partes envolvidas; Modifique se necessário o plano de implantação para assegurar sua relevância para as realidades correntes.
O Bolo Liderança está pronto; Estamos em festa; Comemoremos; Deleitem-se; Sirvamo-lo.
Alberto Couto Filho
2 comentários:
Recebi este comentário encomiástico de um grande amigo – o PASTOR NEWTON CARPINTERO.
Quando eu alcançar a maioridade espiritual quero ser como ele...um autêntico homem de Deus, amigo a não mais poder. Eu agradeço ao Eterno tê-lo conhecido e pelo honroso privilégio de poder desfrutar da sua sincera amizade.
Caríssimo irmãoZÃO Alberto Couto Filho a sua receita de liderança é excelente e necessária à igreja e aos profissionais de qualquer tipo de empresa. Esta sua apresentação do BOLO chamado de liderança. é apenas uma pitada do que encontrei em seu livro que esmiúça o mais profundo desta questão tão esquecida pela igreja e pelos novos profissionais. Creio que todos serão ganhadores quando apenas alguns comprarem os seus livros. A virtude de liderar é algo que não é permitida a todos que ocupam cargos de liderança. Basta verificar a vergonhosa crise no Governo do Brasil e a ameaçadora crise na igreja liderada por muitos heréticos. Ao ler o seu livro descobre-se o quão desastrada permanece muitas igrejas que não se desenvolvem corretamente na eficiência ensinada pelo Evangelho da Simplicidade. Anuncie por favor o seu livro para que estimule aos muitos desejosos em aprender de verdade. Parabéns amigo e irmão por sua iniciativa em proclamar um ensino saudável e verdadeiro para os que desejam crescer em virtudes. Abs e paz!
Você não faz ideia do quanto fiquei feliz quando vi seu comentário no meu vídeo 'Mensagem Sublime". Fiquei sem palavras... Admiro muito você e o pastor Guedes, tenho um carinho e um respeito muito grande por vocês! Obrigado amigo, suas palavras tem um valor inestimável pra mim! AbraçoS do seu amigo de Joinville SC.
Postar um comentário