Seguidores

domingo, 5 de setembro de 2010

O JUSTO E A INIQUIDADE


Por Alberto Couto Filho

Peregrinando na fé, em resposta à exortação contida na epístola aos Hebreus, à busca de alimento sólido para melhor discernir não somente o bem também o mal; à busca de uma melhor compreensão dos princípios elementares dos oráculos de Deus, para entender este momento colidente, conflitante com o prescrito pelo Pai Eterno em Sua Palavra, aportei no espaço virtual do ilustre Ministro Sergio Aparecido Dias, um guerreiro amazonense, de fibra e valor – o blog Floresta Viva.

Ali encontro a postagem “AS GOTAS DO LAMAÇAL”, uma das muitas obras integrantes do invejável florilégio da poetisa Stela Câmara Dubois, mulher virtuosa achada pelo pastor, ainda neófito, Carlos Dubois, formado pelo Seminário Batista do Norte, posteriormente, mestre em Teologia e Filosofia.

A professora, musicista, poliglota, dramaturga e pesquisadora do folclore baiano, partiu da “Velha Mauricéia” (Recife) para o descanso eterno, na “Toca da Onça” (Jaguaquara-BA), em 1987.

A obra “AS GOTAS DO LAMAÇAL” faz parte de um profícuo trabalho que não foi ao túmulo. Sua produção literária foi bastante prolífica. Ela escreveu vários livros de cânticos religiosos, de poesia; novelas, romances; traduziu livros de autores norte-americanos e compôs muitas músicas sacras.
Ela é a autora, inclusive, do hino da cidade de Jaguaquara.

Em sua antologia, constam poesias como “Meu canto de Eternidade”, texto do livro “Ramalhete de Mirra” e livros como “Um vaso precioso nas mãos de Deus, de sua autoria.
A obra citada é tradução do livro “Burning Bush” (Sarça Ardente), obra-prima norte-americana.
Depois de ler e reler aquela magnífica obra, o Espírito Santo permitiu-me sua apropriação e, como a Bazaleel, filho de Uri, de Judá, deu-me sabedoria e entendimento, inspirando-me e fazendo com que eu a interpretasse e a adaptasse, para postá-la neste meu despretensioso blog.
Eis a adaptação

O JUSTO E A INIQUIDADE

À beira de um caminho está sentado um justo, cuja alma está agitada por ver as dificuldades que se lhe apresentam, obstando a realização de um sonho, de um anelo. Vê-se a angústia e o pranto a tirar-lhe a alegria de viver.

Ele não sabe, porém, que “Aquilo que teme o perverso, isso lhe sobrevém, mas o anelo dos Justos, Deus o cumpre (Pv 10:24):

Face às dificuldades, ele já está fazendo juízo da situação, ao considerar a indisponibilidade de recursos para encetar uma caminhada, rumo à realização do seu sonho. Falta-lhe a necessária fé.
Aquele justo desconhece que Jesus, para que se cumprisse o que foi dito por Isaias, disse que “não esmagaria a cana quebrada, nem apagaria a torcida que fumega, até que faça vencedor o seu juízo” (Mt 12:20).

Suas lutas e contendas, objetivando o seu alvo, o seu desejo, não o levariam a nada.
Disse o Senhor, ainda no Evangelho de Mateus que “não contenderia nem gritaria e nem alguém ouviria nas praças a sua voz” (Mt 12:19)

Uma possível purificação, pretendida por aquele justo para alcançar o seu sonho seria, conforme a Palavra, também, totalmente inútil, pois está escrito: “Quem pode dizer? Purifiquei o meu coração, limpo estou do meu pecado” (Pv 20:9).

Revolver-se, esforçar-se ao extremo, lançando-se ao trabalho para a consecução do seu objetivo, também não lhe seria proveitoso, pois Salomão, com toda a sua sabedoria, questionou: “Que proveito tem o homem de todo o seu trabalho, com que se afadiga debaixo do sol? (Ec 1:3)

Há, porém, uma chance única para que aquele justo atinja o seu objetivo: “É elevar os olhos para os montes (para os céus) de onde, certamente, virá o socorro” (Sl 121:1).
“O seu socorro só poderá vir do Senhor que fez o céu e a terra” (Sl 121:2)
 Ele precisa olhar permanentemente para os céus, para o Sol que é Jesus, entregando-se de corpo e alma ao Seu Evangelho. Então, o Senhor, placidamente, superará todos os obstáculos e removerá todos os impedimentos, pois está escrito que “O Senhor, Ele o guardará de todo o mal, guardará a sua alma” (Pv 121:7).

E ele deverá descansar e esperar no Senhor, deixando fluir em sua vida os desígnios de Deus, “Pois os que esperam no Senhor renovam as suas forças, sobem com asas como águias, correm e não se cansam, caminham e não se fatigam (Is 40:31).

O inverno, as dificuldades irão se dissipar, conforme no livro de Cânticos: “Porque eis que passou o inverno, cessou a chuva e se foi” (Ct 2:11).

Chegou, finalmente, a primavera. Aquele justo, por acreditar nas promessas de Deus de que as dificuldades seriam superadas e que suas necessidades e desejos seriam supridos pelo Senhor, desistiu de buscar solução própria para os seus anseios, “não mais se inquietando...” (Mt 6:31); buscando, em primeiro lugar, o reino de Deus e a Sua justiça, certo de que os desejos do seu coração vos seriam acrescentados” (Mt 6-33)

E disse o Senhor, na primavera, àquele justo:
“Saberão todas as árvores do campo que eu, o Senhor, abati a árvore alta, elevei a baixa, sequei a arvore verde e fiz reverdecer a seca; eu, o Senhor, o disse e o fiz (Ez 17:24); 
“aparecem as flores na terra, chegou o tempo de cantarem as aves, e a voz da rola ouve-se na terra (Ct 2:12);
“A figueira começou a dar seus figos e as vides em flor exalam o seu aroma...” (Ct 2:13)

Agora, dentro do coração daquele justo há louvores e sonhos elevados. E ele diz: “Ó Senhor, tu é o meu Deus; exaltarei a ti e louvarei o Teu nome, porque tens feito maravilhas e tens executado os teus conselhos antigos, fiéis e verdadeiros (Is 25:1)

Agora, em Sião, os seus nobres ideais soltam asas para suas realizações. Sua alegria então é incontida. O profeta Isaias, diz que a unção recebida do Senhor é, dentre outras coisas, para “por sobre os que, estão em Sião, de luto, uma coroa, em vez de cinzas; óleo de alegria, em vez de pranto; vestes de louvor, em vez de espírito angustiado; a fim de que se chamem carvalhos de justiça, plantados pelo Senhor, para a sua glória (Is 61:3)

A terra, “habitat” daquele justo, em regozijo, experimenta, também, um alegre despertar. Diz Isaias: “Desperta, desperta, reveste-te da tua fortaleza, ó Sião; veste-te das tuas roupagens formosas. Ó Jerusalém, cidade santa; porque não mais entrará em ti nem incircunciso nem imundo” (Is 52:1). O profeta quis dizer que a impiedade não terá mais lugar na cidade de Deus.
Esperando, assim, por um futuro melhor, o povo ora “para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, nos céus, na terra e debaixo da terra” (Fp 2:10)

Entrementes, enquanto os anelos dos corações crescem cada vez mais, muitas lágrimas, ainda, são derramadas em razão das investidas do já derrotado satanás. O que fazer neste momento? O salmista nos consola, dizendo que “O justo tem nas suas lágrimas o seu alimento dia e noite, enquanto lhe dizem continuamente: O teu Deus, onde está? (Salmo 42:3)

Em irrestrita obediência à Palavra, o justo mantém o seu olhar direcionado para Jesus, pois ele crê:

=>Que assim será salvo, ele e todos os que estão por todos os limites da terra, porque sabe que o Senhor é Deus, e não há outro (Is 45:22);

=>Que Deus “Do alto lhe estenderá a mão e o tomará; tirando-o das muitas águas” (2Sm 22:17);

=>Que “Os olhos do Senhor repousam sobre os justos, e os seus ouvidos estão abertos ao seu clamor” (Sl 34:15);

=>Que para Deus, não há impedimentos, o Evangelho de Lucas nos diz que “Para Deus não haverá impossíveis em todas as suas promessas” (Lc 1:37);

=>Que os seus olhos não devem se voltar para os homens, pelo que Paulo escreveu aos coríntios: “pois ninguém deve gloriar-se nos homens; porque tudo é vosso, diz o Senhor” (1Co 3:21)

Finalmente, sabemos que não é lutando e combatendo que vamos ser vitoriosos. Paulo assim se posiciona, “porque a nossa luta não é contra o sangue e a carne, e, sim contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes” (Ef 6:12)
Vamos vencer sim, mas pela fé e oração, olhando para cima com toda a confiança e toda a submissão. Desta forma é que a vitória sorrirá para o nosso povo.

Para que nossos sonhos sejam realizados precisamos vencer as ciladas do diabo. Ao tomarmos a armadura de Deus, precisamos:

=>”Embraçar, sempre, o escudo da fé, com o qual poderemos apagar todos os dardos inflamados do Malígno (Ef 6:16)

=>”Tomar o capacete da salvação e a espada do Espírito, que é a Palavra de Deus (Ef 6:17);

=>Estar “com toda oração e súplica, orando em todo tempo no Espírito e, para isto, vigiando com toda perseverança e súplica por todos os santos (Ef 6:18)

Ele permanecerá enquanto existir o Sol e enquanto durar a lua, através das gerações (Sl 72:5)

A vitória já é nossa, em Cristo Jesus


24 comentários:

Rô Moreira disse...

Lindo seu texto Iimão alberto.
Paz e bom Domingo!

Pastor Sérgio Pereira disse...

Nobre Alberto, graça e paz!

Ler suas postagens edifica, conforta, consola e exorta. Uma vez mais, somos brindados, através do seu texto, a lembrar das palavras de Malaquias 3.18 "e outra vez vereis a diferença entre o justo e o ímpio, entre o que serve a Deus e o que não o serve".

Aguardo com ansiedade o seu livro.

Um forte abraço!

Pr. Sérgio Pereira
http://prsergiopereira.blogspot.com

Jabes Nogueira Filho - pastor disse...

Querido irmão em Cristo,
Parabéns pelo seu blog, o conheci agora e pelo que percebi, está cheio de sementes de bênçãos. Deixo aqui a minha saudação. Creio que estes recursos eletrônicos podem e devem ser uma usados na edificação mútua da igreja.
Que o Senhor o abençoe.
Um abraço

Alberto Couto Filho disse...

Rô,
A paz

Obrigado.
Tô cansado à beça.
Domingar-me-ei.
Abençoe-te Cristo
Alberto

Alberto Couto Filho disse...

Pr Sérgio
Graça e paz

Obrigado, por dizer-me que a soldadura está bem feita.
O artífice sempre animando este humilde ourives e alisando com o martelo este que bate na bigorna, com o único desejo de glorificar a Deus.
Seu comentário me eleva,revigora, alivia e estimula.
Em Cristo

Alberto Couto Filho disse...

Pastor Jabes
Graça e Paz

Isso mesmo! Edificação mútua da igreja. Creio que foi para isto que vim. Mesmo à distância, é preciso cuidar desta sagrada coluna de sustentação da Igreja de Cristo que é a COMUNHÃO.
Paulo corroborou esta necessidade quando, à distância, comunicava-se com as igrejas, através das epístolas.
Penso que, sem a comunhão, estamos sós; morrenos nós.
Honrado, sobremodo, aceite a minha gratidão pela sua visita e volte sempre.
Seu conservo em Jesus o cristo,

Luciano Vieira disse...

Aquela paz meu querido amigo-irmão!

Quão grandioso o sublime talento de ser WRITER!
Que texto lindo e edificante. Impressionante como a bíblia sagrada tem versículo para tudo, e tudo que você escreve sempre tem um versículo.

Forte abraço meu amigo, e esteja sempre nos regozijando com seus belos textos.

Amplexos nEle,
Luciano Vieira

Matias Borba disse...

Irmão Alberto,
A Paz!

Sempre que leio um bom texto que venha a edificar nossas vidas, tenho ainda mais certeza de que a Bíblia além de ter resposta para tudo, é a resposta correta para nossas vidas em todos os aspectos.
Este é um destes textos.

Um abraço!

Alberto Couto Filho disse...

Amigo irmão Lu
Graça e paz

O amigo tem muita coisa pra ler no Email.
Grato pelo Writer. Vou acabar ficando prosa rsrsrs
Seus elogios são repletos de suspeição pela amizade recíproca que faz com que digamos: TAMO JUNTO!
Saudares congratulatórios
Alberto

Alberto Couto Filho disse...

Preclaro Matias,
A paz
Veja você: um pequeno comentário; poucas palavras; muita consideração pelo "mais véio".
Se está edificando, pode crer, Deus está se agradando.
Isto é bom para todos nós.
Estou mandando um Email para o amigo
Abençoe-te Deus, mais e mais.
Alberto

Rô Moreira disse...

Irmão acabei de receber seu livro, e quero lhe dizer que fiquei muito feliz por ver a qualidade da arte da capa e todo o material é de primeira qualidade,e agora irei lê, e sem querer fazer média, mas acho que o material que foi usado são melhores que os outros que ganhei , segredinho viu?? rsrs. Meus parabéns. Estou ansiosa para conhecer sua obra. Mais uma vez muito obrigada pelo presente. Paz querido!

Alberto Couto Filho disse...

Abençoamada Rô
A paz

Falei umas bobagens lá no blog do Ricardo. Aquela fulana não sabe Geografia - Que horror!!
Agora pegue o livro e devore-o. Quando a irmazinha acabar, diga a todos que você é uma líder situacional/transformacional, igualzinha a Jesus.
E diga-lhes também que eles precisam vir ao lançamento neste domingo dia 12, às 19 horas, aqui, no Largo do Anil em Jacarepagua.
Veja no Email o seu convite.
Sds Cristocêntrica.
Sê forte, diz seu próximo a quem o está ajudando.
Alberto

Camila Couto disse...

Ha , muito obrigada por comentar e seguir !
saudações
à você também !
beijos.

Anônimo disse...

Olá!
Graça e paz sejam constantes em tua vida,amado irmão!!!

Confesso que admiro de montão sua maneira de se expressar com todos,suas palavras me encantam!
Você tem um jeito ímpar de expor seus pensamentos!!!
Te agradeço de todo meu coração,pelo belíssimo comentário que deixou em meu blog,achei lindíssimo,fabuloso,cheio de vida e muito edidficante!
Seu dom é notável!!!Parabéns!!!

"Amou-me como eu estava,
Nenhuma exigência me fez."


"Salvação ganhando pelo invocar ?
É a melhor maneira de O respirar
Inspirando sempre para dentro do meu ser:
Senhor Jesus! Pra renovação haver.

Salvação ganhando ao falar-cantar ?
É a melhor maneira de louvor Lhe dar
Ao Senhor cantando e declarando o meu amor,
Mais desfrute então haverá no meu louvor.

Salvação ganhando pelo ler-orar ?
É a melhor maneira de me alimentar
Lendo a Palavra misturada à oração,
Poderei então receber o rico pão.

Salvação ganhando pelo ruminar ?
É a melhor maneira de mais desfrutar
Meditando em toda sã palavra que eu ganhar,
Até se tornar puro leite a transbordar.

Salvação ganhando ao profetizar ?
É a melhor maneira de meu dom usar
Ministrando a todos as palavras do Senhor,
Do Espírito encho o meu interior.

Sabe de uma coisinha super importante?Deus é sempre extremamente bondoso comigo;me fez "conhecer" você!!!
Deus é mesmo lindo, irmão Alberto!!!

Um abraço!!!

Alberto Couto Filho disse...

Olá Camila Couto
A paz

Redescobri-me em seu maravilhoso blog ao ler a postagem "All you need is love".
Realmente, como disseram os Beatlestodos nós precisamos de amor.
A Bíblia, a Palavra, a Verdade é pródiga em observações sobre esta ilação. Sorte nossa termos Jesus no coração para que não padeçamos pela ausência deste sentimento tão sublime.
Estou curioso. Fale-me sobre este COUTO que a acompanha. Por que? porque sou filho de Alberto Couto. Por que? porque somos do Rio. Por que?
Sei lá porque!!! rsrsrs
Volte, se possível, sempre.
Seu conservo

Alberto Couto Filho disse...

Adriana, amada
A paz do Eterno

Chovia a cântaros. Minha mãe gritava: Tá na hora!
Vamos nos vestir para irmos p'ra escola!
Papai, ainda em casa esbravejava: Tá louca mulher?
Mandar as crianças p'ra escola com esta chuva!
E discutiam a respeito; discutiam por discutir, pois ambos apenas queriam ganhar a discussão.
E quem ganhava?
Só lhe digo que nas primeiras formaturas lá estavam eles, recebendo cumprimentos dos amigos. N'outras, em passado um pouco mais recente ou menos remoto, lá estava ela - aquela mulher, divinamente "chata", que nos obrigava a sair na chuva para irmos à escola. E, como sempre, recebia mais cumprimentos que o seu filho formando. Mais tarde senti a ausência de ambos, ao ouvir coisas lisonjeiras, só em meio aos abraços e cumprimentos dos amigos.
Nada mudou, a não ser o fato de que hoje não estou só, ao receber suas encomiásticas palavras. Tenho uma família maravilhosa que estará comigo quando estiver recebendo cumprimentos, no lançamento da minha obra a primeira das "seiláquantas" que ainda pretendo escrever.
Vou continuar pegando chuva para que, mais tarde, eu receba os seus cumprimentos e abraços tão sinceros e tão importante quanto A Salvação de Deus em Vida, este hino lindo com que você adorna o quadro que estou pintando neste blog.
"Tamojunto" conforme diz Clovis Cabalau, meu amigo mesmo antes de ser um ministro do Evangelho.
Volte sempre.
Em Cristo, eternamente

Unknown disse...

Precisamos unir os cristãos para a derrubada os ditadores comunistas, e desmanchar as idéias que são contra a democracia, e derrubar os movimentos que são contra os bons costumes, e derrubar os movimentos que querem nos impedir de cultuar a Deus.

No mundo todo está acontecendo um movimento maléfico para oprimir as liberdades individuais e principalmente a liberdade de manifestação da nossa fé.
No caso do Brasil, a paz ainda é vista em alguns lugares, principalmente a PAZ DE ESPÍRITO, porque podem, de modo geral, os brasileiros ainda se dirigiem a Deus, ao Criador para receberem o fortalecimento da Fé e a PAZ DE ESPÍRITO. (em Cristo, nós somos A COMUNÃO DOS SANTOS)

Mas, se as coisas continuarem no mundo e no Brasil do jeito que estão indo, e com essa velocidade, EM BREVE SEREMOS PROIBIDOS DE FALAR, DE ESCREVER, E SEREMOS PROIBIDOS DE IRMOS AOS CULTOS E ÀS MISSAS E AOS TRABALHOS ESPIRITUAIS OU RELIGIOSOS.
Acabará o direito de propiedade, e consequentemente acabará o interesse pela produção e principalmente pela produtividade, visto que nada será da pessoa física, e tudo será do Estado, a não ser de um grupo de "FAMÍLIA REAL" escravisadora, que oprimirá o restante da população.

É possível que a próxima eleição seja a penúltima senão a última no Brasil, caso a Dilma assuma a Presidência do país. Fidel Castro há mais de 50 anos não abre eleição, exceto, há poucos anos, "PARA INGLÊS VER" uma em que 100% votou em Fidel. Cada cubano só tem um pescoço, e ficar sem ele é preferível votar em Fidel.
EM BREVE, MUITOS BRASILEIROS TAMBÉM ESCOLHERÃO ENTRE O PESCOÇO E REELEGER LULA, AINDA QUE NA PESSOA DE DILMA, se desanimarmos.

Caro amigo em Cristo e professor, agradecemos a visita e o comentário,

Rô Moreira disse...

Irmão Alberto,seu livro é muito bom, e veio em uma hora muito boa, só veio acrescentar. E estou aprendendo muito com ele, agradeço novamente pelo presente. Paz!

NICODEMOS disse...

Paz seja contigo

Perdoe-me não ter aparecido antes, mas tive que aprender a vencer certas lutas e encontrar a provisão de Deus que ja me estava reservada, ainda que não manifesta pelas circunstâncias.

Porém, agora compreendo ainda melhor o quanto Deus é Gracioso e tem tudo o que necessitamos, restando a nós buscar o seu Reino e a Sua Justiça, e sei que sou muito melhor cuidado que qualquer pardal neste mundo.

E curiosamente estou em grande paz e quietude de espírito, posso discernir claramente o inicio, meio e fim.

Falando seu texto, gosto muito da forma como entrelaças os textos bíblicos entre si e mediante as suas aplicações. É bom saber que muita gente ainda tem os olhos atento para o justo e a iniquidade.

E tão logo seja possível pretendo adquirir seu livro, pois é adequado ao período em que me encontro e é de útilidade ímpar para a igreja atual.

Permaneça na Graça e nela frutifique

Alberto Couto Filho disse...

Rô, abençoamada
Frutificando, sempre

Ah! Você gostou é?
Estou preocupado com o surto de "gosteimuitite" que está se alastrando por ai. Felizmente, o Co-Autor da obra tem a receita para o mal que, convenhamos, embora contagioso, na realidade só faz o bem. Chama-se: "Todosdev - emler"
Garanto que a diatribe contida no livro é bem menos mordaz e acerba (?) do que a carta de Tiago.
A propósito, você e o Dj estão divulgando a obra?
Na graça dEle,

Alberto Couto Filho disse...

Abençoamado Nico,
A paz
Considerando:

1 - Que as lutas foram vencidas;
2 - Que é chegada a provisão de Deus;
3 - Que a Sua graciosidade foi constatada;
4 - Que a Paz retornou à tua vida.

Você deve, o quanto antes, ler o VINDE APÓS MIM.

Combinemos assim: Você visita o blog da Rô; comenta sobre a “cafajestice” do tal pastor Josivaldo, buscando associar as mutretas da Mundial às “jogadas” daquele “cara” da IURD , jogador e torcedor fanático do Abortafogo FC (FC = Fui de Cristo).
Depois, você pergunta àquela sábia mulher o que ela achou do livro.

Depois disso, corra! A 1ª edição está por se esgotar
Não esqueça, a blogosfera precisa do seu Castelo Forte.
Frutifique,

PASTOR ACCONCI disse...

A paz amado ancião, o Ministro me faz lembrar meu Bispo de outrora, Rev. João Galvão, qeu foirecolhido aso 96 anos. Excelentes textos, excelentes.

PASTOR CLAUDIO ACCONCI

Alberto Couto Filho disse...

Abençoamado pastor Acconci
Graça e paz

Amei ter sido tratado por "ancião". Sei muito bem o significado desta palavra e não foi aplicada, absolutamente, por ser este seu irmão, alguém longevo de dias.
Honrado sobremaneira, digo que o saudoso Rev. João Galvão reviverá, com mais intensidade, em sua lembrança, com a leitura da obra recém-lançada por mim com a Co-Autoria do Mestre.
Seu comentário acrescentou inestimável valor a este meu espaço virtual.
Visite-me, sempre que quiser.
Seu conservo em Cristo Jesus

Samuel Buel disse...

Céu lindo céu, onde você está? A um um milhão de anos luz distantes de nós? Quem consegue chegar no céu? Quem pode conseguir criar espaços regionais em seu coração para melhor enxergar o seu dia? O Senhor dos exércitos está ali, bem perto, tão perto que não é exagero afirmar de que he is in us!!! Vc por acaso já leu sobre regiões celestiais? Vc pode administrar esses spaces e autorizar dentro de tua liberdade quem será rei neste espaço the well or bad. you decid

Postar um comentário

Pesquisar assuntos, temas ou postagens

MILAGRES