Seguidores

segunda-feira, 17 de março de 2014

“MARIA VAI COM AS OUTRAS”

Louvores, Sim! Louvaminhas, Não!
Obediência, humildade sincera, Sim! Servilismo cego, fanatismo Não!
Por Alberto Couto Filho




Reli a Bíblia Sagrada ao ler “got Questions?Org”, um Ministério voluntário composto de cristãos, protestantes, conservadores, evangélicos, fundamentalistas e não-denominacionais.
O GotQuestions.org reúne servos de Deus treinados e dedicados, desejosos de ajudar outras pessoas em sua compreensão de Deus, Escrituras, salvação e outros tópicos espirituais.
Perguntaram-lhes se “era errado questionarmos a Deus” e eles publicaram, como resposta, algo que nos remete à exigida submissão ao Criador e não ao servilismo, à imprudente subserviência ante a autoridade episcopal – aprendi:
 http://www.noticiasdeitauna.com.br/wp-content/uploads/2013/04/fe-300x260.jpg
***O problema aqui não é se devemos questionar a Deus ou não, mas sim como – e por qual razão – nós O questionamos. Questionar a Deus não é errado em si mesmo. O profeta Habacuque fez perguntas a Deus sobre o momento e a ação do Seu plano. Habacuque, ao invés de ser repreendido por suas perguntas, recebeu respostas de um Senhor paciente e o profeta termina o seu livro com uma canção de louvor a Deus. Muitas perguntas são feitas a Deus na forma de Salmos (Salmos 10, 44, 74, 77). Esses são o clamor dos perseguidos, os que estão desesperados pela intervenção e salvação divinas. Embora Deus nem sempre responda às nossas orações do jeito que queremos, podemos concluir dessas passagens que uma pergunta sincera de um coração sério e cuidadoso é bem-vinda diante de Deus.
Perguntas não sinceras, ou perguntas feitas de um coração hipócrita, já são um outro  assunto. “De fato, sem fé é impossível agradar a Deus, porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que se torna galardoador dos que o buscam” (Hebreus 11:6). Depois do Rei Saul desobedecer a Deus, suas perguntas ficaram sem respostas (1 Samuel 28:6). É completamente diferente desejar saber por que Deus permitiu um certo evento e duvidar da bondade de Deus. Ter perguntas é diferente de questionar a soberania de Deus e atacar o Seu caráter. Em resumo, uma pergunta honesta não é pecado, mas um coração amargo, desconfiado e rebelde sim. Deus não se intimida com nossas perguntas. Deus nos convida a participar de comunhão íntima com Ele. Quando "questionamos a Deus", devemos fazê-lo com um espírito humilde e mente aberta. Podemos questionar a Deus, mas não devemos esperar uma resposta a menos que estejamos realmente interessados em Sua resposta. Deus conhece nossos corações e sabe se estamos genuinamente buscando dEle algum esclarecimento ou não.
A atitude do nosso coração é o que determinará se é certo ou errado questionarmos a Deus***
Obs.: Devo ressaltar ter tido resposta convincente daquele Ministério a um meu questionamento sobre julgar comportamentos e não os corações das pessoas que pecam. Ganhei um verdadeiro perolário bíblico, contido nas narrativas de Jo 7:24, 1Ts 5:21 e de Mt 7:1-5 quando entendi que pecamos, ruinosamente, quando tomamos, apenas, um trecho da Palavra de Deus e o pervertemos para nossa própria satisfação - aprendi mais;


Li o líder apostólico da Barnabas Followship, pastor Yinka Oyekan, (Igrejas na Irlanda do Norte, Inglaterra e na África).
Em seu livro, “Manipulação, Dominação e Controle” (Editora DANPREWAN) ele nos diz:
***Um dos maiores empecilhos para o cumprimento do propósito de Deus nas igrejas é a relação de manipulação, dominação e controle que existe entre muitos cristãos. Muitos líderes dominam e controlam suas congregações em vez de lidera-las com ouvidos sensíveis à voz do Espírito Santo.
Embora seja dever do crente prestigiar as autoridades constituídas por Deus (pags.48/49) há, infelizmente, líderes pastorais que oprimem as suas ovelhas, discipulando-as a que sejam confinadas a um relacionamento em que elas obedecem sem questioná-los.
 http://aderivaldo23.files.wordpress.com/2012/04/escravo-1.gif – é quando roubam a liberdade de escolha dos discípulos de Cristo. Pena que essas pessoas, por terem aprendido a ouvir e aceitar as ordens do seu líder sem poder questioná-lo, têm dificuldades de tomar decisões por si mesmo, não emitem opiniões próprias e têm a sua personalidade alterada – tornam-se subservientes, servis.***
Obs.: Elas agem como zumbis e, por assim dizer, assemelham-se àquelas “vaquinhas de presépio” em época de festas natalinas, que vemos sempre meneando a cabeça em sinal de afirmação/aceitação. Parecem ter voltado à infância com aquela gostosa brincadeira:
“Bento que bento é o frade – (frade); na boca do forno – (forno); tudo o que seu mestre mandar, faremos todos”.


Li o pastor Paschoal Bilitardo – Sta.Branca/SP (figura pública). Eis o que ele diz sobre os cristãos subservientes, servis e não humildes:
***São cristãos “não verdadeiros” aqueles que adoram publicar em suas páginas aquelas tolas indiretas virtuais, ao invés de orarem a Deus à busca de respostas para os seus problemas, advindos, quase sempre, da sua conhecida subserviência - são aqueles nossos irmãos servis e “amoucos”, facilmente influenciáveis que deixam dúvidas quanto a sua personalidade, quando demonstram não ter opinião própria ao concordarem, sempre, com o que lhes falam, mesmo não sendo favoráveis*** 
 https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhigeu0C3aHMoMWzWT3LPpTK4EXW9U0bii-R4CfF2Jc6upphVtQ956cI0DbWNQLOqqkJv0BGof1B-GZmw6gvJI1mIKg3y7fpUhxq3gtVhxhMw1CKyxOdCIWFuJUFj6_5C3zvBl_9G-OdSgL/s320/Puxa-Saco1.jpgObs.: Os piores “amoucos” são aqueles homens servis que, em tudo e à custa de tudo, defendem e lisonjeiam seus superiores ou chefes (Dic. Web). Em nossas igrejas não é diferente – os bajuladores chegam a criar fã-clubes dos seus lideres no ofício pastoral. Por esta razão, sem que percebam, os seus amigos vão se afastando deles.


Li Hercoles Jaci, psicólogo clínico, vice-presidente da Associação Iberoamericana  de Terapeutas Florais, num dos seus escritos “DE ALMA PARA ALMA”.
Eis o seu pensar sobre a nefasta subserviência.
***Uma das maiores e piores pobrezas/misérias da humanidade é perder a capacidade crítica e “cair nas malhas” do poder vigente, poder esse que sempre “produziu”, recompensou pessoas “humildes”, que são as verdadeiramente subservientes. Confundir humildade com “não questionamento”, “cegamento espírito/providencial, calar-se perante a tudo, é corresponder à expectativa desse poder reinante que premia essa submissão muda, cega e retardada travestida de humildade. Cantamos e decantamos essa pantomima, esse teatro de mau gosto, no qual a capacidade de estar disponível para o “aprendizado constante nessa escola chamada vida, que é a humildade” é adulterada com propósitos de des –energizar, tirar nossa capacidade crítica, docilizando-nos, no dizer daqueles que estudaram esses dispositivos de dominação que sempre existiram como assassinos de nossas subjetividades.
 https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEihxwScUph08ZJtV41gDUf83yCt2Il096r4oGXlOfapCcoKGHD1JlIRCMlvfZwYRprS7ykSIi248xZLJLmHU2EydxHUPqwStOTPIk10a7gl_jck9Kbwp8242rybi2b1pqEPXQH86Wef7gnQ/s400/314140_302462849866595_1100238443_n.jpg Esta frase é de um líder que, aceita o feedback negativo naturalmente, e que se nega a admitir bajuladores à sua volta.
A recomendação dos verdadeiros humildes é ficarmos atentos, é permanecermos abertos, decodificando as comunicações, incluindo nessa abertura para o aprendizado, a abertura dos olhos, dos ouvidos, da nossa percepção; humildes, obedientes sempre (designios de Deus), subservientes nunca!!!***


Li Sylvia Orthof autora de livros infantis. É de sua autoria o livro “MARIA VAI COM AS OUTRAS”. 
 http://1.bp.blogspot.com/-pQOjdGM2bRg/ULF1Qg7w5aI/AAAAAAAAAUo/_MviSfupkb4/s1600/vai+com+as+outras.jpg Eis uma sinopse da obra que deu título a esta minha postagem:
*** Maria era uma ovelha que sempre fazia o que as outras faziam. Se todas iam para baixo ela ia também, se iam para cima, Maria as seguia. Ela nunca fazia o que queria, até que um dia ela tomou uma decisão - trilhar seus próprios caminhos.***
Ou seja, Maria, sempre obediente e humilde, resolveu finalmente tomar suas próprias decisões.
Obs.: Acessem, mais uma vez:


Amigos permitam-me parodiar um conhecido filósofo:
“Escrevi este LONGO texto, por não encontrar tempo suficiente para escrever BREVE.”


Atendendo a pedidos,
Alberto Couto Filho

13 comentários:

CORAÇÃO QUE PULSA disse...

Ah ...Professor.
Te lendo...Viajei nas palavras da Bíblia Sagrada.
E cada vez mais...Tenho a certeza de que ELA é PERFEITA.
TUDO está lá...
Conselhos...Acontecimentos no MUNDO...Exemplos BONS e RUINS.
Você e eu...Sabemos que TUDO é MISTER que aconteça.
Não haverá PAZ, meu irmão...REPENTINA DESTRUIÇÃO.
HOMENS AMANTES DE SI MESMOS...JOIO misturado ao TRIGO.
QUEM TIRARÁ?
Só JESUS...
A BÍBLIA, tem as RESPOSTAS para nós...
Se a IGREJA...ORAR...ORAR...ORAR...Colocar essas "PESSOAS", que fazem do EVANGELHO ESCÁRNIO... Diante do ALTAR de DEUS...O que é para ser feito...Se FARÁ.
Se não..Para CUMPRIMENTO da PALAVRA...Elas PERMANECERAM LÁ...Misturadas ao TRIGO.
Meu AMIGO...meu IRMÃO...
A PALAVRA do nosso SENHOR JESUS CRISTO...Nosso DEUS...ESPÍRITO SANTO...Se cumprirá.
"É NECESSÁRIO QUE VENHAM OS ESCÂNDALOS...Mas AI daqueles..."
O JUÍZO de DEUS é perfeito...Na hora e no tempo DELE.
Sigamos naquilo que aprendemos...Que CREMOS...Que lemos na SANTA PALAVRA.
ELA...Tem as RESPOSTAS.
Um questionamento meu para DEUS...rsrs
Clélia diz:
ATÉ QUANDO ,SENHOR?...
Um abraço...
Que DEUS nos faça VER...Além da LETRA.

CORAÇÃO QUE PULSA disse...

Clélia no ESPÍRITO...Diria isso ai em cima.

Clélia na CARNE...Diria:

PAU NELES!!!...XÔ Satanás!
rsrsrs

CORAÇÃO QUE PULSA disse...

LOBOS DEVORADORES...
Saem para a MATANÇA...Estraçalhar.
Mudar a DIREÇÃO...CAJADO por vara.
PALAVRA lida com OLHOS de SERPENTE.
LETRA que fala...
OVELHAS sufocadas...Caladas...Prisioneiras.
LOBOS que se AGRUPAM...Mais FORTES.
OVELHAS DISPERSAS...
Bocas como de TROMBETAS...Mas falam como DRAGÕES.
Aparência PIEDOSA...Íntimos da BESTA FERA.
Besta que sobe da TERRA.
Mãos de ANJOS...Com GARRAS de LEÕES.
VELOZES...FEROZES...
FOGEM!...
Fogem DELES...Povo MEU.

Célia2014.

o menor de todos os menores. disse...

Caro irmãoZÃO,

Paz amado!

Esta matéria tem e possui TUDO a ver com os dias de hoje.

Dias em que as VAQUNHAS de PRESÉPIOS, se destacam por suas cabeçinhas balançando para agradar aos seus CHEFES.

Vivemos o tempo amargo dos últimos dias do Final dos Tempos, e as VAQUINHAS, não percebem a tentação e a estimulação causada pela falácia da prosperidade em sua capacidade de enriquecimento ilícito dentro das igrejas.

O texto copiado abaixo se compromete com o momento destruidor em que a igreja pensa ser o melhor de todos, e não o é:

***Um dos maiores empecilhos para o cumprimento do propósito de Deus nas igrejas é a relação de manipulação, dominação e controle que existe entre muitos cristãos. Muitos líderes dominam e controlam suas congregações em vez de lidera-las com ouvidos sensíveis à voz do Espírito Santo.
Embora seja dever do crente prestigiar as autoridades constituídas por Deus (pags.48/49) há, infelizmente, líderes pastorais que oprimem as suas ovelhas, discipulando-as a que sejam confinadas a um relacionamento em que elas obedecem sem questioná-los.

O Senhor nos ordenou a fazermos discípulos e não a sermos criadores de ovelhas.

O Senhor seja contigo,

O menor.

Pastor Guedes disse...

Caro Amigão, a Paz!

Você se supera a cada postagem. Quando eu crescer quero ser como Alberto Cultus I, Imperador da Blogosfera.

Forte Abraço, no Amor de Cristo!

Alberto Couto Filho disse...

Amigão,
Paz

Você e suas tiradas lisonjeiras!
Um amigo "nosso" disse-me não ter coragem para criticar os puxa-sacos. Tomara que os subserviente (de um modo geral) encontrem tempo para ler esta mensagem. kkkk Aquele "nosso" amigo enalteceu-me, sobremaneira, Ah sim...ele também quer ser como eu "QUANDO CRESCER" . Cá pra nós - vocês têm um péssimo gosto. kkkkkkkkkkk

Alberto Couto Filho disse...

Olá Clélia
Paz

Que nunca me faltem as suas apropriadíssimas reticências!
...em seus comentários elas estão a exprimir a essência da mensagem.
Acautele-se com os amoucos e previna-se contra os "Diótrefes" - ambos estarão sempre a nos prejudicar se lhes dermos trela e Papai do Céu não gosta disso.
Bjs

Alberto Couto Filho disse...

Caros anônimos
Paz
Por favor, não insistam – não publicarei seus comentários enquanto não se identificarem.
No caso específico deste meu texto, é importante que todos os comentaristas os conheçam para que possamos identifica-los, quem sabe, como:
• Alguém que, à frente de um ministério, buscando o reconhecimento e aplausos, atue como um “líder acima de tudo” e não como um “servo acima de tudo” (Mt 6:1);
• Alguém, pusilânime, que como um déspota esclarecido exerce domínio sobre os fiéis para manter o poder, o status de primaz em sua igreja (3Jo 9/10);
• Alguém que baseia sua pretensa (pseudo) liderança na coerção e em todas as técnicas opressoras (1Pe 5:2,3);
• Alguém, ávido por dinheiro, por lucros – um profeta da pernicie cognominada “teologia da prosperidade” (Ec 5:10), 1Tm 6:10), (Lc 12:15);
• Alguém, causador de dissenções e escândalos que servem somente aos seus ventres e que enganam o coração dos simples com palavras e bênçãos lisonjeiras (Rm 16: 17,18).

Ou, quem sabe, como:
• Alguém, possivelmente um ignorante escriturístico, um simples que erra por desconhecer as Escrituras e o poder de Deus (Mt 22:29); que poderá ser destruído por rejeitar voluntariamente o conhecimento da Bíblia Sagrada (Os 4:6) e que é considerado um louco pelo desprezo ao ensino e à sabedoria (Pv 1:7b);
• Alguém, um “prosperólatra” asnático, um crente que é crente, um tipo de protozoário ameboide, um cego espiritual viciado na droga que chamam “teologia da prosperidade” – uma espécie de “crack” introduzido e negociado pelo deus Mamom em suas igrejas;
• Alguém, um sequaz papalvo de um desses heresiarcas responsáveis pelo triste fato “do nome de Deus ser blasfemado entre os ímpios” (Rm 2:24).
Por Deus, abandonem a poltronaria e identifiquem-se.
O editor

Anônimo disse...

Querido amigo Alberto, boa tarde!
A amizade verdadeira deixa marcas positivas que o tempo jamais poderá apagar. E você marcou meu coração pois és uma pessoa mega especial e eu te gosto muito. Hoje é o dia do “Amigo virtual”, o nosso dia! Vim te trazer o meu carinho e estreitar os laços de afetividade que se criou em nós desde o dia em que nos conhecemos. Um dia feliz e iluminado!
Beijos desta amiga que te admira
Gracita

Alberto Couto Filho disse...

Oi Gracita
Paz
Ternura, meiguice, carinho - como é fácil identificá-la!
Menina - cometi uma falha, a meu ver, imperdoável. Te conto no e-mail.
Bjs, muitos

Anônimo disse...

Bom dia de domingo para você amigo Alberto!
Nunca permita que alguém corte suas asas, estreite seus horizontes e tire as estrelas do teu céu. Nunca deixe seus medos serem maiores que a tua vontade de voar. O valor da vida está nos sonhos que lutamos para conquistar.
Que o seu dia seja maravilhoso coroado pelas infinitas bênçãos oferecidas pelo nosso CRIADOR
Beijos e afagos no coração
Gracita

Evanir disse...

Boa Tarde Amigo..
Com minha ausência e tantas coisas acontecendo
ao mesmo tempo ,
mais nada que não seja permitido por Deus.
Eu estou em falta como Snr..e com as pessoas que prometi mandar o CD.
Amado não foi por esquecimento foi por motivos que não tenho como deixar aqui no blog.
A Gracita esta por dentro de tudo eu só estou muito triste
com certas coisas.
Quando mais preciso as pessoas que amo
esquecem de mim.
Eu não falo pelo Snr: sei que seu tempo é pouco para tanto trabalho
deixei de ir na minha congregação .
Nunca fui de mudar onde nunca me afastei,
e sempre marquei presença na vida de todos irmãos.
Eis que hoje perdi a vontade de congregar fazer parte
de uma igreja que no momento estou impossibilitada de participar.
Dói esperar uma visita de onde faço parte e vejo irmãos de outra igreja
me visitando e apoiando.
Foi um desabafo apenas sei o quanto me entende e sempre esteve comigo.
Paz e Luz.
Evanir.

Evanir disse...

PS..No decorrer dessa semana vou enviar alguns livros
inclusive para o Rio.
Estarei fazendo o deposito meu querido.
Uma amiga se comprometeu a fazer correio
para mim fiquei feliz com essa ajuda espontânea...

Postar um comentário

Pesquisar assuntos, temas ou postagens

MILAGRES